FEYENOORD ROTTERDAM: LARANJA MECÂNICA ARAPONGAS SE ESPELHA EM UM DOS MELHORES DA HOLANDA 

Desde a sua fundação em 18 de outubro de 2008 até os dias atuais, os ideais do Esporte Clube Laranja Mecânica Arapongas é ter uma junção dos três pilares essenciais: formação de futebol, desenvolvimento social e econômico, algo que a escola holandesa é campeã.

 

Marco Plomp, holandês e fundador do Laranja Mecânica Arapongas, tem como um dos parceiros Wim Jansen Jr., que é filho do lendário jogador do Feyenoord Rotterdam, Wim Jansen. Eles fazem com maestria a implementação do estilo de futebol holandês no clube araponguense, onde Wim Jansen Jr teve o pai como maior exemplo do bom futebol holandês.

 

Feyenoord Rotterdam

Fundado por C. R. Kiebook em 19 de julho de 1908, o Feyenoord Rotterdam é um dos maiores clubes holandeses e é o atual campeão da Eredivisie (campeonato nacional). Apelidado de “clube dos ricos” devido ao seu fundador ser milionário, o até então recém criado Feyenoord Rotterdam já rivalizava com o outro time de Rotterdam, o Sparta. Com os derbys acontecendo em Rotterdam ao longo dos anos, o Feyenoord começou a ser a equipe preferida de Rotterdam, tendo torcedores de todas as classes sociais e permanecendo assim até os dias de hoje.

Grandes jogadores holandeses já vestiram a camisa do Feyenoord. Dentre eles, podemos destacar Win Jansen (pai de Wim Jansen Jr, parceiro de Marco Plomp, fundador do Laranja Mecânica Arapongas), Ruud Gullit, Ronald Koeman, Ove Kindvall, Robin Van Persie, Giovanni Van Bronckhorst entre outros. Até Johan Cruyff, um dos ídolos do Ajax – principal rival do Feyenoord Rotterdam, jogou na equipe na temporada 83/84.

Desde a sua fundação, o Feyenoord conquistou um mundial de clubes, uma Champions League, duas vezes foi campeão da Liga Europa UEFA além de ter 16 títulos nacionais, 13 Copas da Holanda e 4 Supercopas da Holanda. Na última temporada, a equipe foi a campeã holandesa com 82 pontos, 7 a frente do vice-campeão, o PSV Eindhoven. 

Sorteio da Champions League traz jogo histórico entre Feyenoord Rotterdam e Celtic Glasgow

O sorteio dos grupos da UCL foi realizado no último dia 31 de agosto e o Feyenoord terá como adversários o Atlético de Madrid (Espanha), Celtic (Escócia) e Lazio (Itália).

O Celtic Glasgow foi o adversário do Feyenoord na final da Champions de 1970 disputada no estádio San Siro em Milão (Itália). Os holandeses venceram o jogo por 2×1 na prorrogação. No tempo normal, Gemmel abriu o placar para o Celtic aos 29 do primeiro tempo. Dois minutos depois, Israël fez o gol do Feyenoord. Na prorrogação, Kindvall marcou o gol da virada e do título do Feyenoord aos 12 minutos do segundo tempo, fazendo com que um clube da Holanda conquistasse a Champions pela primeira vez na história. Kindvall aliás foi o artilheiro do Feyenoord na competição com 7 gols marcados.

Além dos jogos, o encontro de ambas as equipes também fará história uma vez que Wim Jansen (como citado acima) ganhou títulos tanto pelo Feyenoord como jogador e treinador quanto pelo Celtic como treinador.

Feyenoord possui parceria com o Laranja Mecânica Arapongas

O Feyenoord Rottedam, como visto, uma das maiores equipes holandesas de futebol, firmou parceria com o Laranja Mecânica Arapongas nos últimos anos.

Seus executivos visitam o clube regularmente – até estiveram na cidade de Arapongas meses atrás – e irão retornar até o final do ano de 2023. A parceria entre os clubes contempla o futebol do Laranja Mecânica como um todo. Alguns profissionais e jogadores do clube araponguense inclusive já fizeram estágio no Feyenoord ao longo dos anos e retornarão em breve para mais um período de treinamentos. 

Além do Laranja Mecânica Arapongas, o Feyenoord tem parcerias nos Estados Unidos (Orange County Soccer Club da USL League) e no Japão (Urawa Reds).

Wim Jansen e sua história o Feyenoord

Wilhelmus Marinus Anthonius Jansen, nasceu em Rotterdam em 28 de setembro de 1946, começando no futebol nas categorias de base do Feyenoord, onde jogou nada menos do que quinze anos, atuando como meia e zagueiro. Pelo Feyenoord, Jansen conquistou o maior título da história do clube: a Copa dos Campeões da Europa de 1970, que atualmente é chamada de UEFA Champions League.

Jansen também levantou quatro campeonatos holandeses, uma Copa da UEFA, uma Copa da Holanda e um mundial de clubes com a camisa do Feyenoord, onde atuou até 1980, quando se mudou para os Estados Unidos para jogar no Washington Diplomats. 

Curiosamente Jansen teve duas passagens pelo Ajax, maior rival do Feyenoord no futebol, entre 1980 e 1982, onde conquistou o título holandês na temporada 81/82.

Jansen fez parte da seleção da Holanda que encantou o futebol

Wim Jansen fez parte da inesquecível seleção da Holanda que encantou o mundo com o seu futebol envolvente na Copa da Alemanha de 1974, lhe rendendo o apelido de “Laranja Mecânica”, e que na Copa seguinte, já sem a estrela Johan Cruyff, fez outra final contra a Argentina na Copa de 78. Em ambas as decisões, a Laranja jogou contra os donos da casa e perdeu.

Depois de se aposentar dos gramados, Wim Jansen ainda continuou no futebol como treinador, conseguindo um bi-campeonato seguido da Copa da Holanda com o Feyenoord em 90/91 e 91/92, além de faturar uma dobradinha com o Celtic Glasglow, levando o Campeonato Escocês e a Copa da Liga Escocesa na temporada 97/98.

Wim Jansen morreu aos 75 anos de idade no dia 25 de janeiro de 2022 deixando um legado incrível. Várias homenagens foram feitas a ele em De Kuip (estádio do Feyenoord com capacidade de 51.117 torcedores). desde a torcida até dirigentes. 

Após a morte de Jansen, o Feyenoord escreveu em sua conta oficial no twitter: “Uma pessoa maravilhosa e um grande jogador do Feyenoord, descanse em paz Wim Jansen.”

Tanto na Holanda quanto na Escócia, Wim Jansen teve sua biografia publicada : Wim Jansen Mastermind e Wim Jansen Meesterbrein.