Holandês funde escolas de Cruyff e de Pelé e prega o futebol total em um time amador para garotos no interior do Paraná.
O amor uniu duas das principais escolas do futebol. Desde 2007, um pouco do DNA brasileiro se funde ao holandês para germinar o Esporte Clube Laranja Mecânica Arapongas. A semente passa por uma espremida no coração alaranjado do holandês Marco Plomp. Casado com a brasileira Eliza Plomp, natural de Arapongas, ele levou para a cidade a experiência com a base nos Países Baixos.
Integrantes do famoso Carrossel de 74, como o meio-campista Willy van de Kerkhof e o defensor Wim Jansen, já contribuíram com o Laranja Mecânica Arapongas. A meta é formar jogadores de 9 a 16 anos e ter participação nos direitos econômicos das revelações. Em campo, a mentalidade é posse de bola, toques curtos e desenvolvimento individualizado. Fora dele, envolve estrutura de ponta, aulas de inglês e palestras sociais. Já são 80 frutos colhidos, muitos para fora do país. “Nosso título é levar um jogador ao profissional”, diz Plomp.
Mas o futuro do projeto está em risco, já que a Fifa promete endurecer a atuação de agentes e clubes não profissionais. “É bom excluir os investidores. Mas como escolinhas e projetos como o nosso podem recuperar os investimentos sem porcentagem na revenda dos atletas?”, indaga o holandês. A torcida em Arapongas é para que a laranja não azede em breve.
OS FRUTOS DOS LARANJAS
Dionatan Teixeira – Zagueiro, 23 anos
Jogou pela seleção sub-21 da Eslováquia. Está no Stoke City-ING
Bruno Lopes – Atacante, 19 anos
Joga pelo Criciúma. Multa rescisória é de 20 milhões de reais
Marcão – Zagueiro, 18 anos
É do time sub-19 do Atlético-PR
Renan Martins – Volante, 17 anos
Foi promovido recentemente ao time profissional do Avaí
Fonte: Revista Placar. Em: <http://placar.abril.com.br/materia/cultivando-laranjinhas-o-futebol-total-em-time-amador-do-parana>. Acesso em: 20 maio 2015.